Objetivos


Objetivo geral

  • Capacitar os conselheiros estaduais e municipais e líderes comunitários para atuar na prevenção do uso do crack, álcool e outras drogas através do fortalecimento da rede comunitária.

Objetivos específicos

  • Ofertar curso sobre prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas para 40.000 (quarenta mil) Conselheiros e Líderes Comunitários de todo o Brasil, na modalidade de EaD.
  • Capacitar os diversos conselheiros estaduais, municipais e líderes comunitários para identificação de recursos comunitários para criação, articulação e o fortalecimento da rede de apoio local integrada.
  • Orientar os conselheiros municipais e líderes comunitários na identificação dos recursos governamentais, não governamentais e sociocomunitários para criação, articulação e fortalecimento da rede de apoio local integrada e intersetorial.
  • Disponibilizar aos conselheiros municipais e líderes comunitários informações atualizadas acerca do consumo de crack, álcool e outras drogas e sua interface com a temática violência, focalizando a prevenção numa perspectiva de direitos humanos.
  • Fornecer subsídios para que os conselheiros municipais e líderes comunitários capacitados possam atuar como agentes multiplicadores na prevenção do uso de crack, álcool e outras drogas.
  • Promover o conhecimento e fortalecer as Redes de Atenção Psicossocial e de Assistência Social, visando à inclusão dos usuários com problemas relacionados ao uso de álcool, crack e outras drogas.
  • Fornecer certificado de Extensão Universitária, com carga horária de 120 horas, emitido por Instituição certificadora reconhecida pelo MEC, para todos os alunos aprovados no curso.

Número de vagas

A sexta edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias recebe inscrições oferece 40.000 vagas para candidatos distribuídos em todo território nacional.

Carga horária

O curso é gratuito, oferecido na modalidade de ensino a distância, com carga horária de 120 horas e duração de 4 meses. Todos os conteúdos programáticos serão trabalhados ao longo de 18 semanas de Aula.

Público-alvo

O público-alvo desta 6ª edição será composto por Conselheiros atuantes nos Conselhos Municipais de Segurança, sobre Drogas, Tutelar, Direitos da Criança e do Adolescente, Educação, Saúde, Assistência Social, Conselhos Escolares, Juventude, Idoso e Trabalho, Conselho de Segurança Comunitária, bem como, Líderes Comunitários atuantes em ações de prevenção ao uso de álcool e outras drogas. Também deverão participar desta edição: Policiais, Agentes Comunitários de Saúde e demais profissionais diretamente envolvidos na questão da prevenção ao uso de drogas no país.

Recursos educacionais

Os recursos educacionais disponibilizados para os estudantes do curso serão:

  • Plataforma online (Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem – AVEA), em que todas as atividades de aprendizagem e certificação serão disponibilizadas aos alunos ao longo das 18 semanas de Aula.
  • Programas de TV gravados em formato de debates, com veiculação nas grades de programação das emissoras escolhidas e com transmissão pela internet (via streaming). Os programas serão disponibilizados no AVEA.
  • Produção de uma publicação contendo a sistematização da experiência sobre EAD (artigo) e os melhores projetos de intervenção realizados pelos alunos nas comunidades.
  • Produção e cópias de e-book (ISBN, produção registrada) com todos os projetos de intervenção (entrega no final do curso).
  • Tradução do material para LIBRAS

EMA

O Sistema de Acompanhamento ao Estudante a Distância realiza o acompanhamento de todos os processos que envolvem os estudos e a aprendizagem dos estudantes. Ele é formado por aproximadamente 30 Monitores, 400 Tutores e 27 Supervisores de Tutoria, todos capacitados para oferecer os subsídios necessários para um melhor aproveitamento do Curso.

Durante o curso os horários de atendimento dos Monitores e Tutores (segunda à sexta-feira) serão:

  • Manhã: 08:30h às 12:30h
  • Tarde: 13:30h às 17:30h
  • Noite: 18h às 22h

Monitoria

O contato com a Monitoria deverá ser feito via Sistema 0800  (linha que será disponibilizada exclusivamente para este curso) caso ocorra alguma das seguintes situações:

  • Mudança de endereço postal ou e-mail. Durante o curso e a entrega do certificado é fundamental manter os dados sempre atualizados;
  • Erro nas informações (nome completo e/ou endereço) que constam na etiqueta da embalagem do kit didático, recebido, via correios;
  • Problemas de cadastro: login e senha no AVEA ao iniciar o curso;
  • Não recebimento do kit didático completo (um Livro, um guia do estudante, uma Videoaula em DVD e um Videoguia com orientações).

Tutoria

Os tutores orientam os estudantes a respeito dos procedimentos para a utilização do Ambiente Virtual do Curso e a realização das atividades propostas. Os tutores são os mediadores da comunicação entre os estudantes, assistentes de conteúdo e os especialistas da área. São também responsáveis por acompanhar seu grupo de alunos ajudando e orientando-os nas questões relacionadas ao desenvolvimento dos estudos.

Supervisores de tutoria

Os supervisores de tutoria desempenham o papel de acompanhar e auxiliar os tutores a orientarem seus alunos nas questões mais específicas em torno do conteúdo do Curso.

Certificação

Os alunos que concluírem o curso com o desempenho exigido para a certificação receberão certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).