MATRÍCULAS ABERTAS PARA A 7.ª EDIÇÃO DO CURSO PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS

O Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE) da Universidade Federal de Santa Catarina (NUTE-UFSC) está desenvolvendo a 7.ª edição do  CURSO PREVENÇÃO DOS PROBLEMAS RELACIONADOS AO USO DE DROGAS: CAPACITAÇÃO PARA CONSELHEIROS E LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS.  O Curso, cujas matrículas já estão abertas, é promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD-MJ).Oferecido na modalidade a distância, o Curso, além de gratuito, fornecerá aos cursistas aprovados certificado de extensão universitária, com carga horária de 120 horas, emitido pela UFSC.

O Curso é direcionado principalmente a líderes comunitários e profissionais dos conselhos municipais, que atuam em várias áreas, entre elas: saúde, educação, assistência social, proteção dos direitos da criança e do adolescente. Também poderão participar desta edição pessoas diretamente envolvidas na questão da prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas, assim como outros interessados na temática.

Para mais informações, acesse o site http://conselheiros7.nute.ufsc.br/.

Foco atual das políticas públicas sobre drogas é na prevenção e no fortalecimento das redes

 

A prevenção ao uso de álcool e outras drogas é parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado com o objetivo de solucionar problemas relacionados ao consumo dessas substâncias – sociais, de saúde pública, situações de vulnerabilidade, envolvimento com tráfico, entre outros. Chamadas de políticas públicas, essas ações envolvem diversos setores e profissionais para promover a qualidade de vida e garantir os direitos do cidadão. Hoje, a política nacional sobre drogas prevê três eixos de atuação: atenção, prevenção e cuidado, uma abordagem que é fruto de um processo que iniciou há cerca de 30 anos.

 Até os anos 80, as políticas públicas sobre drogas davam ênfase na segurança pública, na justiça penal e na criminalização do usuário. Este era visto sob uma ótica médico-psiquiátrica, considerado um “doente”, e o principal dispositivo assistencial era a internação hospitalar. Esta abordagem só começa a se transformar a partir da Reforma Sanitária, da instituição do Sistema Único de Saúde (SUS) e, mais recentemente, da formulação da “Política Nacional Sobre Drogas”. Aprovada em 2005, ela descriminalizou o uso de drogas e passou a considerar este problema do campo da saúde pública e não do jurídico.

 Paralelamente, o Ministério da Saúde lançou, em 2003, a “Política de Atenção Integral aos Usuários de Álcool e Drogas”, onde o enfoque principal é a redução de danos, baseado no respeito à cidadania e às escolhas dos usuários e direcionada à integralidade de sua saúde. Em 2010, em decorrência do aumento do consumo de crack no país, há um incremento dessas políticas, que passam a se chamar ““Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas”.

Esse plano foi reeditado em 2011, com o nome “Crack, é possível vencer”. Foram realizadas melhorias na integração entre setores e minitérios e fortalecidos os compromissos e responsabilidades compartilhadas pelo Governo Federal, Distrito Federal, Estados e Municípios, além da participação de organizações da sociedade civil. O campo da prevenção ganhou prioridade e hoje é forte a busca por consolidar uma rede de acolhimento, que envolva as áreas diversas como a saúde, a assistência social, a justiça, a educação e cultura.

Pendrives e certificados enviados

Todos os certificados com os pendrives da 6a Edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias já foram enviados pelo correio. Caso retornem ao NUTE, os cursistas serão notificados por telefone para que confirmem seus dados, assim, o NUTE poderá realizar uma nova tentativa de envio.

Contendo o ebook e todos os arquivos das videoaulas e programas, o pendrive faz parte do kit do cursista. No pendrive estão todos os arquivos necessários para o funcionamento do ebook, é preciso ter apenas no computador o navegador Chrome e não é necessário estar conectado à internet.

A prevenção ao uso de drogas envolve profissionais de diversas áreas, que formam uma rede para acolher e aconselhar usuários, famílias e comunidades. Ao oferecer 40 mil vagas para profissionais diversos, atuantes em todo o Brasil, o Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias buscou reforçar o caráter coletivo da prevenção ao uso de crack, álcool e outras drogas.

Certificados online já estão disponíveis para impressão

Os certificados da 6ª Edição do curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias já estão disponíveis para download.

O Curso encerrou as atividades no dia 28 de novembro e os cursistas concluintes, com desempenho exigido para certificação, receberão o certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em meio impresso, através dos correios. Também poderão acessá-lo e imprimi-lo, para isso basta inserir o número do seu CPF no Sistema para Emissão de Certificado. As dúvidas quanto a certificação podem ser enviadas até o dia 15 de abril de 2015 através desse mesmo sistema.

A coordenação e toda a equipe da 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias agradecem a participação de todos. O Curso foi oferecido na modalidade EaD à 40 mil estudantes de todo o Brasil, em uma promoção da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça – SENAD/MJ em parceria com Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE.

 

Equipe faz tutorial para o uso do pendrive

Contendo o ebook e todos os arquivos das videoaulas e programas, o pendrive faz parte do kit do cursista. Além dele, o kit contém também a carta de apresentação, o livro, o guia do cursista e o caderno do projeto de intervenção. No pendrive estão todos os arquivos necessários para o funcionamento do ebook, é preciso ter apenas no computador o navegador Chrome e não é necessário estar conectado à internet.

Veja abaixo passo a passo como utilizar o seu pendrive e começar a acessar todo conteúdo do curso.

passo-a-passo-pen-drive.png

É importante lembrar que é preciso destacar um lado do pendrive para que possa encaixa-lo na entrada USB do seu computador.

O material do curso já está disponibilizado também no site no formato PDF, para que pessoas externas ao curso também tenham acesso a esse valioso conteúdo. Foi criada uma nova aba chamada “Material Didático” localizada em “O Curso” dentro do site, onde os materiais poderão ser baixados. Lá também serão publicados os vídeos produzidos até agora.

O material didático, além de oferecer uma formação completa para os participantes atuarem na prevenção ao uso de drogas, também servirá de apoio para quem já pesquisa e trabalha na área.

Dúvidas dos cursistas serão respondidas por e-mail ou telefone

O curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias em sua 6ª edição, começou a formação de 40mil conselheiros na modalidade de ensino a distância com o uso de plataforma virtual, no dia 21 de julho e finalizou dia 28 de novembro de 2014. O Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVEA ainda está em funcionamento, mas não mais como canal de comunicação e sim como repositório para acesso a todos os materiais do curso.

A Equipe de Mediação da Aprendizagem retornou as atividades no dia 5 de janeiro. A coordenação informa ainda que os números 0800 não estarão mais disponíveis, portanto os cursistas que tiverem dúvidas deverão entrar em contato através do telefone (48) 3952-1954  com atendimento de segunda a sexta das 8h as 12h ou pelo email conselheios6@nute.ufsc.br.

Os cursistas que concluíram as atividades com desempenho mínimo exigido, receberão o certificado em até 90 dias a partir do encerramento do Curso, e também poderão acessar o certificado no sistema online da UFSC. O Curso foi uma promoção da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça – SENAD/MJ em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE.

 

Certificados serão enviados em até 90 dias a partir do encerramento do Curso

A 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias finalizou as atividades no dia 28 de novembro. Os cursistas concluintes, com desempenho exigido para certificação, receberão o certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o pencard contendo o ebook do Curso e todos os arquivos das videoaulas e programas. O envio será realizado em até 90 dias a partir do encerramento do Curso e os certificados também serão disponibilizados online.

Com o fim das atividades, os tutores e monitores encerraram o atendimento aos cursistas. Ainda assim, todos que finalizaram o Projeto de Intervenção receberão retorno, com considerações sobre os trabalhos que desenvolveram. A Equipe de Mediação da Aprendizagem entra em recesso no dia 19 de dezembro e retorna em 5 de janeiro. A partir desta data, o contato com a equipe poderá ser feito pelos telefones 0800-648-2007 – 0800-648-8001 e pelo e-mail conselheiros6@nute.ufsc.br

Coordenação realiza Seminário de Avaliação do Curso em Florianópolis

A coordenação do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias realizou, nos dias 10 e 11 de dezembro, o Seminário de Avaliação da 6ª edição do Curso. As equipes envolvidas no desenvolvimento desta edição se reuniram no auditório do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE, em Florianópolis, para apresentar as ações que desempenharam e avaliar os resultados. Oferecido na modalidade à distância a 40 mil estudantes de todo o Brasil, o Curso encerrou as atividades no dia 28 de novembro.

No primeiro dia do encontro, as equipes de supervisão, de design gráfico, de design educacional, do projeto de intervenção, de TI, do ambiente virtual e as equipes envolvidas no Projeto de Intervenção falaram sobre o trabalho que desenvolveram ao longo do Curso, discutindo quais foram os pontos positivos e as dificuldades enfrentadas.

No segundo dia, foram apresentados o trabalho das equipes de audiovisual, de mediação da aprendizagem, da comissão de autoavaliação e da consultoria técnico-científica. Também foram discutidos a entrega do material didático, a produção do e-book e apresentado o relatório geral. O Seminário teve ainda a participação de estudantes que relataram suas experiências e a realização do Projeto de Intervenção.

As atividades da 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias iniciaram em julho de 2014. Nesta edição, o material didático totalmente reformulado e traduzido para libras. O Curso foi uma promoção da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça – SENAD/MJ em parceria com Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE.

Cursistas que não receberam o Kit do material didático, atenção: atualização de cadastro é necessária

O curso da 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias está chegando ao fim e  alguns materiais ainda não chegaram ao cursistas. Após varias tentativas de envio, os materiais retornaram com a informação que os endereços estão incorretos, dentre outros problemas encontrados na tentativa de entrega.

A coordenação do curso pede para que os interessados em recebe-lo entrem em contato através do email conselheiros6@nute.ufsc.br, ou pelos Telefones: 0800-648-2007 – 0800-648-8001 ou ainda diretamente falando com seu Tutor ou seu Monitor. Esse contato será para atualização do endereço do cursista para ser feito o reenvio do material

O mesmo material já foi disponibilizado no site do curso no formato PDF, para que cursistas e não cursistas também tenham acesso ao seu conteúdo. Para acessa-lo foi criada uma nova aba chamada “Material Didático” na parte sobre o curso dentro do site, onde os materiais poderão ser baixados. Todo o material também está disponível no AVEA.

O material didático, além de oferecer uma formação completa para os participantes atuarem na prevenção ao uso de drogas, também servirá de apoio para quem já pesquisa e trabalha na área. Os capítulos abordam, por exemplo, o histórico e os contextos socioculturais do uso de drogas, a ética, a importância do trabalho comunitário e das redes de cuidado e proteção, as políticas públicas sobre drogas e as metodologias de construção de projetos.

Atividades do Curso são prorrogadas até 28 de novembro

As atividades da 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias foram prorrogadas até sexta-feira, 28 de novembro. Previsto para encerrar em 21 de novembro, o Curso foi prolongado em uma semana por conta do envio e finalização das tarefas do Projeto de Intervenção (PI). O PI serve como avaliação final e sua realização é necessária para a obtenção do Certificado de Conclusão.

Essa forma de avaliação é inédita no Curso. Levando em conta os conteúdos e a aplicação prática desses conhecimentos, os Projetos de Intervenção foram construídos ao longo de Tarefas, com o auxílio dos tutores. O objetivo é que, ao fim do Curso, os alunos estejam capacitados para construir e aplicar os PIs em suas comunidades.

Com a prorrogação das atividades, os alunos que ainda não puderam realizar o PI tem a oportunidade de finalizar as propostas de intervenção para o território onde atuam e compartilhar com a equipe do Curso.

A 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias iniciou as atividades no mês de julho de 2014. Promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça – SENAD/MJ em parceria com Universidade Federal de Santa Catarina, nesta edição o Curso teve o material didático totalmente reformulado e traduzido para LIBRAS . O curso ofereceu 40 mil vagas para conselheiros e lideranças comunitárias de todo o Brasil receberem capacitação para atuar na prevenção de crack, álcool e outras drogas.