Certificados serão enviados em até 90 dias a partir do encerramento do Curso

A 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias finalizou as atividades no dia 28 de novembro. Os cursistas concluintes, com desempenho exigido para certificação, receberão o certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o pencard contendo o ebook do Curso e todos os arquivos das videoaulas e programas. O envio será realizado em até 90 dias a partir do encerramento do Curso e os certificados também serão disponibilizados online.

Com o fim das atividades, os tutores e monitores encerraram o atendimento aos cursistas. Ainda assim, todos que finalizaram o Projeto de Intervenção receberão retorno, com considerações sobre os trabalhos que desenvolveram. A Equipe de Mediação da Aprendizagem entra em recesso no dia 19 de dezembro e retorna em 5 de janeiro. A partir desta data, o contato com a equipe poderá ser feito pelos telefones 0800-648-2007 – 0800-648-8001 e pelo e-mail conselheiros6@nute.ufsc.br

Coordenação realiza Seminário de Avaliação do Curso em Florianópolis

A coordenação do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias realizou, nos dias 10 e 11 de dezembro, o Seminário de Avaliação da 6ª edição do Curso. As equipes envolvidas no desenvolvimento desta edição se reuniram no auditório do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE, em Florianópolis, para apresentar as ações que desempenharam e avaliar os resultados. Oferecido na modalidade à distância a 40 mil estudantes de todo o Brasil, o Curso encerrou as atividades no dia 28 de novembro.

No primeiro dia do encontro, as equipes de supervisão, de design gráfico, de design educacional, do projeto de intervenção, de TI, do ambiente virtual e as equipes envolvidas no Projeto de Intervenção falaram sobre o trabalho que desenvolveram ao longo do Curso, discutindo quais foram os pontos positivos e as dificuldades enfrentadas.

No segundo dia, foram apresentados o trabalho das equipes de audiovisual, de mediação da aprendizagem, da comissão de autoavaliação e da consultoria técnico-científica. Também foram discutidos a entrega do material didático, a produção do e-book e apresentado o relatório geral. O Seminário teve ainda a participação de estudantes que relataram suas experiências e a realização do Projeto de Intervenção.

As atividades da 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias iniciaram em julho de 2014. Nesta edição, o material didático totalmente reformulado e traduzido para libras. O Curso foi uma promoção da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça – SENAD/MJ em parceria com Universidade Federal de Santa Catarina, por meio do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE.

Cursistas que não receberam o Kit do material didático, atenção: atualização de cadastro é necessária

O curso da 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias está chegando ao fim e  alguns materiais ainda não chegaram ao cursistas. Após varias tentativas de envio, os materiais retornaram com a informação que os endereços estão incorretos, dentre outros problemas encontrados na tentativa de entrega.

A coordenação do curso pede para que os interessados em recebe-lo entrem em contato através do email conselheiros6@nute.ufsc.br, ou pelos Telefones: 0800-648-2007 – 0800-648-8001 ou ainda diretamente falando com seu Tutor ou seu Monitor. Esse contato será para atualização do endereço do cursista para ser feito o reenvio do material

O mesmo material já foi disponibilizado no site do curso no formato PDF, para que cursistas e não cursistas também tenham acesso ao seu conteúdo. Para acessa-lo foi criada uma nova aba chamada “Material Didático” na parte sobre o curso dentro do site, onde os materiais poderão ser baixados. Todo o material também está disponível no AVEA.

O material didático, além de oferecer uma formação completa para os participantes atuarem na prevenção ao uso de drogas, também servirá de apoio para quem já pesquisa e trabalha na área. Os capítulos abordam, por exemplo, o histórico e os contextos socioculturais do uso de drogas, a ética, a importância do trabalho comunitário e das redes de cuidado e proteção, as políticas públicas sobre drogas e as metodologias de construção de projetos.

Atividades do Curso são prorrogadas até 28 de novembro

As atividades da 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias foram prorrogadas até sexta-feira, 28 de novembro. Previsto para encerrar em 21 de novembro, o Curso foi prolongado em uma semana por conta do envio e finalização das tarefas do Projeto de Intervenção (PI). O PI serve como avaliação final e sua realização é necessária para a obtenção do Certificado de Conclusão.

Essa forma de avaliação é inédita no Curso. Levando em conta os conteúdos e a aplicação prática desses conhecimentos, os Projetos de Intervenção foram construídos ao longo de Tarefas, com o auxílio dos tutores. O objetivo é que, ao fim do Curso, os alunos estejam capacitados para construir e aplicar os PIs em suas comunidades.

Com a prorrogação das atividades, os alunos que ainda não puderam realizar o PI tem a oportunidade de finalizar as propostas de intervenção para o território onde atuam e compartilhar com a equipe do Curso.

A 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias iniciou as atividades no mês de julho de 2014. Promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça – SENAD/MJ em parceria com Universidade Federal de Santa Catarina, nesta edição o Curso teve o material didático totalmente reformulado e traduzido para LIBRAS . O curso ofereceu 40 mil vagas para conselheiros e lideranças comunitárias de todo o Brasil receberem capacitação para atuar na prevenção de crack, álcool e outras drogas.

Políticas e Regulamentação sobre Drogas são discutidas no Programa 4

Os Programas de Conteúdo da 6ª edição do Curso de Prevenção aos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas são produzidos para incentivar o debate sobre os assuntos tratados ao longo do Curso. No Programa 4, especialistas convidados discutem o tema “Política e Regulamentação sobre Drogas: Questões contemporâneas no Brasil e no mundo”. O programa está disponível no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e no Canal do Curso no Youtube.

Apresentado pelo psiquiatra Jairo Bouer, o programa teve a presença do Defensor Público do Estado de São Paulo Carlos Weis e do Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Roberto Bacellar. Os convidados discutiram política e regulamentação de drogas a partir da exibição de três reportagens: uma apresentando um histórico da regulamentação das drogas e outras duas falando das políticas sobre drogas adotadas em Portugal e no Uruguai. Durante o debate, tutores e cursistas participaram fazendo perguntas relacionadas ao tema.

Ao todo, cinco programas serão produzidos e disponibilizados no AVEA e no Canal do Curso no Youtube. Nos programas de conteúdo, já foram debatidos os temas “Vulnerabilidade Psicossocial e Uso de Drogas: Determinantes Sociais em Saúde”, no Programa 2, e “Redes para a Prevenção e Cuidado aos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas” ,  no Programa 3.

Para assistir o Programa 4 – Política e Regulamentação sobre Drogas: Questões contemporâneas no Brasil e no mundo, acesse os links:

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

A 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça – SENAD/MJ em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. O Curso está sendo oferecido a 40 mil conselheiros e lideranças comunitárias de todo o Brasil na modalidade de Educação a Distância.

Material está disponibilizado no site do curso em PDF

Além do conteúdo da  6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao uso de Drogas ter sido todo reformulado e escrito por autores especializados no tema, o material também está disponibilizado para o público em geral.

A ser oferecido para qualquer pessoa interessada no conteúdo do curso, o material já está disponibilizado no formato PDF, para que pessoas externas ao curso também tenham acesso a esse valioso conteúdo. Foi criada uma nova aba chamada “Material Didático” na parte sobre o curso dentro do site, onde os materiais poderão ser baixados. Lá também serão publicados os vídeos produzidos até agora.

O material didático, além de oferecer uma formação completa para os participantes atuarem na prevenção ao uso de drogas, também servirá de apoio para quem já pesquisa e trabalha na área. Os capítulos abordam, por exemplo, o histórico e os contextos socioculturais do uso de drogas, a ética, a importância do trabalho comunitário e das redes de cuidado e proteção, as políticas públicas sobre drogas e as metodologias de construção de projetos.

Do mesmo modo que a 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, se preocupou em atualizar o material e em torna-lo acessível, traduzindo-o para LIBRAS, está também interessada em difundir amplamente esse conhecimento.

Pendrives serão enviados após término do Curso, junto com os certificados

A coordenação da 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias realizará a entrega dos pendrives ao final do Curso, junto com os Certificados de Conclusão. O Curso termina em novembro e apenas os cursistas concluintes, com desempenho exigido para certificação, receberão o certificado de extensão universitária emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o pendrive.

Contendo todos os arquivos das videoaulas e programas, o pendrive faz parte do kit do cursista. Além dele, o kit contém, também a carta de apresentação, o livro, o guia do cursista e o caderno do projeto de intervenção. O envio dos pendrives será feito separadamente pois a empresa vencedora não cumpriu o acordado, necessitando a contratação da segunda empresa, com isso houve um  atraso na entrega e não foi possível incluí-lo nos lotes do kit a tempo. As videoaulas e programas estão disponíveis a todos os cursistas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)

A 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias iniciou as atividades no mês de julho de 2014. Promovido pela  promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça – SENAD/MJ em parceria com Universidade Federal de Santa Catarina, nesta edição o Curso teve o material didático totalmente reformulado e traduzido para libras. O curso ofereceu 40 mil vagas para conselheiros e lideranças comunitárias de todo o Brasil receberem capacitação para atuar na prevenção de crack, álcool e outras drogas.

Coordenação realizou roda de conversa em comemoração ao Dia da Saúde Mental

Celebrado  no dia 10 de outubro, o Dia da Saúde Mental foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o objetivo de mudar nossa forma de ver as pessoas com doenças mentais. No mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem com transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas.

Pensando nisso, a coordenação da 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias realizou uma Roda de Conversa com a mediação da consultora M.ª Patrícia Von Flach. O evento ocorreu na quarta-feira, 8 de outubro, no Auditório do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional – NUTE, em Florianópolis.

Para estimular a conversa, foi exibido o curta-metragem “Corra pro Abraço”, sobre o projeto que realiza atividades voltadas para a população em contexto de rua em Salvador, na Bahia. Estiveram presentes usuários e profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – CAPS Ad Ilha e Continente de Florianópolis e do Instituto Arco-Íris.

Programa 3 debate sobre Redes para Prevenção e Cuidado

O programa 3 da 6ª edição do Curso de Prevenção aos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas trata do tema “Redes para a Prevenção e Cuidado aos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas”. Para o debate, foram convidados Andrea Galasse, professora e coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Universidade de Brasília, Décio de Castro Alves,  psicólogo, Supervisor Clínico Institucional e interlocutor do Projeto Redes da SENAD do Ministério da Justiça e Sâmia Oliveira, psicóloga atuante na área de implantação e avaliação de intervenções preventivas. Também participam do programa 20 tutores, que trazem questões dos cursistas sobre o tema.

Mediado pelo médico psiquiatra Jairo Bouer, o programa aborda temas como Prevenção, Promoção de Saúde, Redução de Danos e Tratamento. Para conduzir o debate, são apresentados diversos projetos como Jogo Elos, #Tamojunto e Fortalecendo Famílias, que atuam na prevenção ao uso de álcool e outras drogas em escolas e comunidades de Brasília. Os espectadores também podem conhecer os projetos Corra pro Abraço, que promove a cidadania de usuários de drogas em situação de rua em Salvador e o NOT – Núcleo de Oficinas de Trabalho, de Campinas/SP, que realiza a inserção social e econômica de cerca de 300 pessoas com transtorno mental e problemas relacionados ao uso de drogas.

Durante a 6ª edição do Curso, cinco programas irão ao ar. Os programas buscam incentivar a reflexão e o debate dos temas abordados ao longo das aulas de maneira mais informal. A partir das reportagens e dos debates com especialistas, os cursistas tem a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos em todo o país, em diferentes contextos e realidades, e de refletir sobre os conteúdos estudados.

O programa já está disponível no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e no Canal do Curso no Youtube. Para assistir, acesse os links abaixo:

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

A 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça – SENAD/MJ em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. O Curso está sendo oferecido a 40 mil conselheiros e lideranças comunitárias de todo o Brasil na modalidade de Educação a Distância.

 

Conselheiros e Lideranças comunitárias de todo o país começaram o curso em julho deste ano

Aproximadamente 40 mil pessoas começaram a 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas em julho deste ano. O curso teve seu material totalmente reformulado por especialistas atuantes na área de prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas em todo o Brasil.

Foi desenvolvido um kit para cada cursista que está sendo distribuído pelos correios. O último lote, com aproximadamente 10 mil kits será enviado ao longo desta semana. Esse kit é formado pela carta de apresentação, livro texto, guia do cursista, caderno do projeto de intervenção e um pen card com as video aulas. O pen card, entretanto, teve sua entrega atrasada pela empresa vencedora da licitação, e não está sendo enviado junto com o material neste momento, sua entrega será realizada ao final do curso, juntamente com os certificados de conclusão.

A prevenção ao uso de álcool e outras drogas é parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado com o objetivo de solucionar problemas relacionados ao consumo dessas substâncias – sociais, de saúde pública, situações de vulnerabilidade, envolvimento com tráfico, entre outros. O Curso é oferecido gratuitamente na modalidade de ensino a distância. As aulas vão de julho a novembro de 2014, totalizando 120 horas ao longo dos quatro meses de duração.