O programa 3 da 6ª edição do Curso de Prevenção aos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas trata do tema “Redes para a Prevenção e Cuidado aos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas”. Para o debate, foram convidados Andrea Galasse, professora e coordenadora do Centro de Referência sobre Drogas e Vulnerabilidades Associadas da Universidade de Brasília, Décio de Castro Alves,  psicólogo, Supervisor Clínico Institucional e interlocutor do Projeto Redes da SENAD do Ministério da Justiça e Sâmia Oliveira, psicóloga atuante na área de implantação e avaliação de intervenções preventivas. Também participam do programa 20 tutores, que trazem questões dos cursistas sobre o tema.

Mediado pelo médico psiquiatra Jairo Bouer, o programa aborda temas como Prevenção, Promoção de Saúde, Redução de Danos e Tratamento. Para conduzir o debate, são apresentados diversos projetos como Jogo Elos, #Tamojunto e Fortalecendo Famílias, que atuam na prevenção ao uso de álcool e outras drogas em escolas e comunidades de Brasília. Os espectadores também podem conhecer os projetos Corra pro Abraço, que promove a cidadania de usuários de drogas em situação de rua em Salvador e o NOT – Núcleo de Oficinas de Trabalho, de Campinas/SP, que realiza a inserção social e econômica de cerca de 300 pessoas com transtorno mental e problemas relacionados ao uso de drogas.

Durante a 6ª edição do Curso, cinco programas irão ao ar. Os programas buscam incentivar a reflexão e o debate dos temas abordados ao longo das aulas de maneira mais informal. A partir das reportagens e dos debates com especialistas, os cursistas tem a oportunidade de conhecer projetos desenvolvidos em todo o país, em diferentes contextos e realidades, e de refletir sobre os conteúdos estudados.

O programa já está disponível no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA) e no Canal do Curso no Youtube. Para assistir, acesse os links abaixo:

Bloco 1

Bloco 2

Bloco 3

A 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias é promovida pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça – SENAD/MJ em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina. O Curso está sendo oferecido a 40 mil conselheiros e lideranças comunitárias de todo o Brasil na modalidade de Educação a Distância.