Para a 6ª edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, foi formada uma equipe de 19 autores de todo o Brasil para elaborar um novo material didático. Buscando garantir um conteúdo de qualidade, atualizado e fundamentado em experiências, foram convidados pesquisadores e especialistas que atuam ativamente na prevenção ao uso de drogas. Os autores desenvolvem pesquisas e trabalhos em áreas como de psicologia social, saúde pública, psiquiatria, antropologia e serviço social e também estão diretamente envolvidos nas políticas públicas sobre drogas.
O antropólogo Edward Macrae, que realiza pesquisas sobre o uso socialmente integrado de substâncias psicoativas e redução de danos associados ao uso de drogas, é o autor do primeiro capítulo: “A História e os contextos socioculturais do uso de drogas”. Para falar sobre “O sujeito, as redes sociais significativas e os contextos psicossociais no uso de drogas”, foi convidado o pós-doutor em Psicologia Clínica Ileno Izídio da Costa, que também coordena o projeto “Oficinas de Empoderamento Familiar em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas”, promovido no Distrito Federal.
O doutor em Psiquiatria e Consultor em Dependências Químicas do Ministério da Saúde Dartiu Xavier é o responsável pelos capítulos “Classificação das drogas e seus efeitos” e “Padrões de uso de drogas”. Para fechar o primeiro módulo do material, divindindo a autoria do capítulo “Epidemiologias do uso de drogas” estão o doutor em Saúde Pública Francisco Bastos e a doutora em Epidemiologia em Saúde Pública Neilane Bertoni dos Reis.
O segundo módulo começa com o capítulo “A Bioética e o uso de drogas”, escrito pelo psiquiatra e associado do Grupo Interdisciplinar de Estudos Sobre Substâncias Psicoativas Antônio Nery Filho. Já o capítulo “Promoção da saúde e prevenção ao uso de drogas” foi escrito pela pós-doutora em Epidemiologia Zila van der Mersanchez. Marcelo Cruz, doutor em Psiquiatria e Saúde Mental e vice-presidente da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas – ABRAMD, é o autor do capítulo “O cuidado ao usuário na perspectiva da atenção integral”. O texto “O trabalho comunitário e a construção de redes de cuidado e proteção”, de Marcos Vieira Garcia, doutor em Psicologia Social e coordenador do Centro de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas da região de Sorocaba-SP, finaliza o segundo módulo do curso.
Abrindo o terceiro módulo “Os instrumentos legais e políticos sobre drogas no Brasil: garantindo direitos aos usuários” escrito pelo Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) do Ministério da Justiça Vitore Maximiano e pelo Diretor de Planejamento e Avaliação de Políticas sobre Drogas da SENAD Luiz Guilherme Paiva. A Pós-doutora em Planejamento de Saúde Mental e pesquisadora-líder do Grupo de Estudos sobre Álcool e outras Drogas Gead, Roberta Uchôa é autora do segundo capítulo do módulo: “Intersetorialidade nas políticas públicas”. Para tratar de “SUS, Saúde Mental e SUAS”, foi convidado o Diretor de Articulação e Coordenação da SENAD Leon de Souza Lobo Garcia, enquanto o capítulo “Legislações e políticas para crianças e adolescentes” foi elaborado por Célio Anderlei Morais, Psicologo e mestre em Sociologia Politica pela UFSC. O último texto do módulo, “Conselhos – espaços de participação e controle social”, foi reeditado a partir da 5a edição do material, pelas autoras Karen Santana de Almeida Doutora em Política Pública pela UnB e Pesquisadora do Núcleo de Análise e Avaliação de Políticas Públicas (NAAPP) e Andrea Lagares Neiva Mestre em Política Social pela Universidade de Brasília e Assistente Social da Unidade de Atendimento Inicial da SECriança/DF. A versão original tem também a colaboração de Cátia Betânia Chagas, Assistente Social, Mestre em Política Social pela Universidade de Brasília e Servidora do Ministério Público da sua União.
Nessa 6ª Edição do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao uso de Drogas – Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias, acompanhando todos os módulos teremos o caderno do Projeto de intervenção, que será um livro separado. A autoria fica por conta de Patrícia Von Flach, mestre em saúde coletiva e Coordenadora de Capacitações do CETAD (Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas – UFBA), e de Daniela Ribeiro Schneider, pós-doutora em saúde coletiva e Coordenadora do Curso de Prevenção ao Uso de Drogas para Educadores de Escolas Públicas. Ambas são Consultoras Técnico-Científicas do Projeto.